WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco

Ar frio e seco agrava saúde

Por Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br


O ar frio e seco dos meses de inverno aumenta os casos de alergias, gripes e resfriados. Os sintomas mais freqüentes são: dificuldade de respiração, nariz escorrendo, garganta seca e espirros. “Parece que estou com gripe, pois o ar está seco demais. Sinto meu nariz entupido”, comenta a secretária Raquel Soares.

Outro sintoma que aparece com freqüência é a garganta e boca secas. “Afeta muito a garganta. Fiz inalação durante alguns dias, mas acaba prejudicando depois”, comenta o escriturário Rogério Ribeiro (foto) , que sofre com o ar seco. Outras manifestações são apresentadas nos olhos (conjuntivite) e pulmões (asma brônquica).

     

A rinite alérgica é afetada nesta época do ano, causando muito desconforto para quem sofre deste mal. “Eu tenho rinite, então sofro demais. Fico com falta de ar, por causa da poluição e ar muito seco. É difícil até para dormir”, reclama a empregada doméstica Zeni Alves Rodrigues (foto).

A procura por medicamentos para o combate aos sintomas aumenta muito nesta época do ano. “Estamos vendendo agora muitos antigripais e xaropes”, conta o gerente Wagner Silva, da Droga Exxa. Além da imunoterapia específica, existe uma vacina desenvolvida especificamente contra o alérgeno. “Existem procedimentos caseiros para ajudar no combate. Eu sempre indico colocar uma toalha molhada ou balde com água no quarto antes de dormir, mas deixar o ambiente mais úmido”, completa Silva. Também é importante manter o ambiente limpo e livre de ácaros e outros agentes agressores da alergia. No momento da limpeza, o alérgico deve usar uma máscara, para não desencadear uma crise alérgica.

       16 de julho de 2008

Documento sem título