WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco


Curiosidades Chinesas
Parte 02

Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br

A Parte 02 das Curiosidades Chinesas explora mais um lado desta rica cultura. A China, sede das Olimpíadas de 2008, esconde muitas riquezas e, principalmente, curiosidades. Perguntamos a diversas pessoas na cidade de Campinas: O que você sabe sobre a China?

“Lá são 11 horas a mais que aqui” – Mariana Mattos (foto) – estudante de Publicidade e Propaganda
Correto Mariana! A diferença durante as Olimpíadas de Pequim 2008 é de 11 horas (horário de Brasília). É por isso que estamos assistindo as competições dos Jogos Olímpicos durante a madrugada. Mas a curiosidade deste tema é muito interessante: a China participa de quatro fusos horários, mas o governo decidiu que todo o país deveria ter a mesma hora (a de Pequim). Portanto, existem lugares na China onde o dia amanhece às 4h da manhã e outros às 9h da manhã, mas os dois tem o mesmo horário. Fácil né?

“A Muralha da China foi construída para proteger das invasões. Ela pode ser vista da lua” – Lucas Cúrcio – fisioterapeuta
A Muralha da China, com quase 3 mil quilômetros de extensão, é a única obra feita pelo homem que pode ser vista do espaço. Apesar de sua aparência contínua, nada mais é do que a junção de diversas muralhas menores, todas construídas com o objetivo de defesa. Sua construção, que levou dois milênios, envolveu a força e habilidade de mais de um milhão de pessoas, muitas que morreram durante o projeto. É interessante saber que os visitantes só conseguem subir nas escadarias da muralha de quatro, utilizando mãos no chão.

“Os chineses não são educados. Os banheiros são apertados, fedidos e com apenas um buraco no chão. As pessoas urinam e soltam puns no meio da rua”- João Gabriel Valentim de Oliveira Carvalho (foto) – estudante de supletivo
Realmente estes hábitos chineses são verdadeiros. Também é verdade que muitos chineses adultos usam fraldas para evitar a fila do banheiro público lotado. Cuspir em público é um ato considerado saudável e muito reforçado. Lembrem-se: das 20 cidades mais poluídas do mundo, 16 são na China.

“Eu sei o que todo mundo sabe: olhos puxados” – Lucas Cúrcio – fisioterapeuta
Os olhos puxados dos orientais são provenientes de uma dobra nas pálpebras, que nem todos os chineses possuem. O formato típico também ajuda na impressão dos olhos dos chineses serem puxados. Existe hoje uma cirurgia que transforma o olho oriental (puxadinho) em olho ocidental. A técnica, puramente estética, não possui muitos adeptos.

Amanhã, leia mais curiosidades sobre a China. Enquanto isso, torça para o Brasil nas Olimpíadas de Pequim 2008.

Campinas, 13 de agosto de 2008

Documento sem título