WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco

Colesterol: a doença invisível

Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br

Colesterol alto é uma condição de saúde perigosa. É um problema que pode atingir qualquer pessoa, seja ela gorda ou magra, nova ou velha, ativa ou sedentária. E como o colesterol é uma doença sem sintomas, uma pessoa pode estar com nível de colesterol alto e nem saber. “Eu já tive colesterol alto. É um problema sério”, conta a divulgadora Isaura Marcelina (foto).

Popularmente chamado de gordura no sangue, o colesterol é uma substância gordurosa, esbranquiçada e sem odor. Colesterol é um tipo de gordura que o corpo precisa para crescimento e regeneração celular, produção de hormônios sexuais e é convertido em ácidos biliares para ajudar na digestão. Nas quantidades ideais ele é importante para as funções do organismo, mas em excesso causa problemas graves.

Existem duas fontes de colesterol, o que ingerimos através dos alimentos de origem animal e o fabricado pelo nosso fígado. Esse colesterol produzido já é capaz de suprir quase toda necessidade do seu organismo. O resto necessário deve vir do que você come. O colesterol está presente em carnes, leites e derivados, manteiga e gemas de ovos. Comer muitos alimentos com colesterol pode fazer seus níveis de colesterol no corpo subirem. Maria Aparecida Gomes (foto) comenta que nunca teve problemas com o colesterol, mas tem hábitos saudáveis para se prevenir. “Evito comer gorduras em excesso”, diz.

Apenas através de um exame de sangue é possível detectar o nível de colesterol. O resultado apresenta sempre o nível de colesterol total e suas frações: o HDL, conhecido como “bom colesterol” e o LDL, conhecido como “mau colesterol”.

Os hábitos de vida saudáveis regularizam o nível do colesterol, além de proporcionar melhor qualidade de vida. Para normalizar o nível do colesterol, as pessoas devem se exercitar regularmente, com o objetivo de baixar o mau colesterol, abandonar o cigarro, no caso dos fumantes, e emagrecer, no caso dos “gordinhos”. Marcelina conta que começou a ingerir frutas e legumes por causa do problema com o colesterol. “Hoje eu adoro berinjela. Mas eu também todo remédios para controlar o problema”, relata.

A alimentação balanceada também ajuda no controle do colesterol. Evite o consumo de alimentos ricos em gordura animal e não abuse de sal e açúcar. A ingestão de fibras, chá verde e proteína de soja podem baixar o nível do mau colesterol, portanto sua presença é importante na dieta. Procure um médico e faça exames regulares. Mantenha sua saúde em dia.

Campinas, 07 de agosto de 2008

Documento sem título