WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco


Estágio: situações reais da vida profissional

Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br

O estágio é muito importante na formação acadêmica dos alunos. É através dele que os estudantes podem colocar em prática todo o aprendizado adquirido durante os anos de estudo. O estágio proporciona uma participação em situações reais de vida e trabalho no meio escolhido. O estudante de publicidade e propaganda Ivan Burigo (foto) considera o estágio muito importante para a formação profissional. “Faço estágio há um ano e tem sido uma experiência e tanto”, comenta.

Todo estudante matriculado regularmente tem direito a fazer estágio e assim desenvolver atividades relacionadas à sua área de formação. Atividades que provavelmente não seriam possíveis de ser desenvolvidas no ambiente escolar. “Só depois que você começa a trabalhar mesmo na área é que você sente a realidade. Na faculdade é tudo muito distante”, relata Burigo.

Amenizar o impacto da passagem da vida estudantil para o mundo do trabalho é um dos objetivos da contratação de estágios. Durante a experiência o estagiário pode adquirir consciência da produtividade que sua profissão oferece, bem como desenvolver a criatividade e o senso crítico mais apurado. “Não sabia muita coisa na minha área e aprendi muito durante o estágio. Ainda tenho muito para aprender, mas já peguei várias manhas da profissão”, comenta Antônio Cometti (foto).

“Com o estágio podemos sair da faculdade mais preparados para o mercado de trabalho. Com isso podemos conseguir inclusive mais oportunidades de emprego”, comenta Cometti. As empresas contratam estagiários com a esperança de melhorar seu quadro de profissionais. E muitas empresas efetivam seus estagiários após o término do contrário.

“Senti dificuldade no começo. Aliás, mais do que eu imaginava. Mas agora está tranqüilo”, explica Burigo (foto). A vantagem de estar de frente com a futura profissão propicia ao futuro profissional identificar deficiências e áreas nas quais ele necessita buscar aprimoramento. “Com o estágio podemos crescer no próprio estilo”, completa Cometti.

Campinas, 18 de agosto de 2008

Documento sem título