WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco

Hoje faz 01 ano que eu voltei
dos Estados Unidos

Por Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br

Morar e estudar em outro país é uma experiência ímpar. Durante os intercâmbios, aprendemos a aceitar mais as pessoas, suas diferentes culturas e modos de vida. Meu nome é Luiza Chelegon Cúrcio e eu sou jornalista do website WebCampinas. Já fiz dois intercâmbios, ambos para os Estados Unidos.

No primeiro intercâmbio, mais conhecido como High School, estudei em uma escola pública dos Estados Unidos. Morei no pequeno vilarejo de Sparta, onde três mil habitantes do Estado da Carolina do Norte residem. Cursei o último ano do ensino médio em um ambiente norte americano, onde pude vivenciar experiências “típicas” de filme hollywoodiano. Aprendi sobre o modo de vida americano, mais direto e objetivo. Também aprendi a cozinhar pratos típicos, desde as famosas panquecas de café da manhã (pancakes and syrup) até jantares com ensopado de frango típico da região da Carolina do Norte.

O ensino médio americano é diferente do brasileiro. O aluno pode escolher quais matérias deseja cursar, apesar de ser obrigado a cumprir uma carga horária de matérias básicas como matemática e história. As escolas também oferecem classes como culinária, corte e costura, jornalismo, pesquisa, psicologia e etc. O horário de aulas também é diferenciado, possibilitando que o aluno fique o dia inteiro na escola.

Após sete anos, me aventurei pela segunda vez em um intercâmbio. Nesta segunda viagem, a escolha foi o Au Pair. O programa oferece a oportunidade de imersão completa no universo norte americano, afinal o participante mora em uma casa de família. O participante (homens e mulheres) trabalha como babá na casa de uma família, mas nos horários livres pode estudar em uma universidade americana e explorar este enorme país.

Além de estudar matérias em minha área de atuação, jornalismo, pude conhecer pessoas e trabalhos interessantes. O programa Au Pair propicia ainda que o participante conheça pessoas de diversos paises do mundo, que também estão participando do programa.

Eu morei em duas cidades no Estado de New Jersey. A primeira cidade, Ridgewood, fica a 15 minutos da cidade de Nova Iorque e tem 05 mil habitantes. Residir próximo à Capital do Mundo me possibilitou conhecer cada centímetro da cidade. Visite os pontos turísticos mais disputados dos roteiros turísticos: Times Square, Empire State Building, Estátua da Liberdade, 5ª avenida, Museu de História Natural, e muitos outros. Já os descontraídos bares de jazz de downtonw Manhattan e as praias do Brooklyn são riquezas que poucos turistas conhecem.

O maior parque do mundo, o Central Park, tem mais de 50 quadras de comprimento e engloba um zoológico, muitos teatros e principalmente muitos novaiorquinos, que passam todo o tempo livre sentados no gramado. Visitei ainda cidades como Los Angeles, Las Vegas, Orlando e Miami. Foram mais de 20, dos 50 estados americanos, em um ano.

Flemington foi a segunda cidade que morei em New Jersey. Situada à uma hora de Nova Iorque e uma hora da Filadélfia, o pequeno vilarejo rural escondia a família mais encantadora dos Estados Unidos. Esta família me proporcionou momentos únicos ao me tornar parte da família deles. O programa Au Pair pode ser bom ótimo, ou péssimo, tudo depende de você (e um pouco da família que te acolher). Hoje faz um ano que estou novamente no Brasil e feliz por ter mais esta experiência na minha bagagem.

01 de julho de 2008

Documento sem título