WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco


História da Imprensa de Campinas

Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br

Foi pelo ano de 1832, que Hércules Florence (foto - auto-retrato) iniciou sua carreia ao comprar uma tipografia. Após 26 anos da compra, Florence deu aos irmãos João e Francisco Teodoro de Siqueira a oportunidade de adquirir sua tipografia e criar o primeiro jornal em Campinas. A Aurora Campineira, no dia 4 de abril de 1858. Na madrugada da véspera do lançamento do jornal, ouvia-se o som do ferro velho que mais tarde seria chamado de "gemer dos prelos". Daí nascera a Aurora Campineira. Folha média, com 30 centímetros de comprimento por 20 de largura. Mas este foi só o primeiro e durou pouco.

Por ser famoso nos escândalos e no combate as causas sociais, em dois anos foi convertido em órgão oficial do Partido Conservador, exatamente no dia 10 de janeiro de 1960. A partir daí, passou a chamar-se O Conservador. Resistiu dez meses, e morreu.

Período negro e restauração

Os vários envolvimentos dos primeiros jornalistas com a justiça, dando a eles grande prejuízo, fez com que o povo acreditasse que a imprensa não era um bom negócio, muito menos para investir suas economias. O vazio da imprensa em Campinas prolongou-se por nove anos quase completos, quando alguns jovens destituídos criaram o bi-semanário Gazeta de Campinas. A partir daí, os campineiros voltaram às boas com os impressos e não pararam mais. Era um jornal após o outro.

Pouco tempo depois surgiu O Constitucional e Deus e Pátria, que era estritamente monarquista e católico. Entre outros criados por jovens idealistas se destacou o jornal A Mocidade, que acabou evoluindo para o conhecido Diário de Campinas.

Nem só de diários e gazetas vivia a imprensa campineira. Pasquins também deixaram um pouco da história da imprensa em suas páginas. Os mais famosos eram O Vigilante e o Pimenta.

Associação Campineira de Imprensa

O grande fluxo de impressos na virada do século XIX para o XX forçou os jornalistas a criarem um órgão em que pudessem trocar idéias e discutir assuntos atuais. Foi em dez de maio de 1927, numa tabacaria havanesa que surgiu a Associação Campineira de Imprensa. Após muita dificuldade e luta ao longo da história, a Associação Campineira de Imprensa se encontra perfeitamente consolidada como uma das mais influentes associações jornalísticas do Estado de São Paulo.

Enfim, História da imprensa em Campinas é uma viagem no tempo que retrata as aventuras dos pioneiros e suas peripécias em uma cidadela que, na época, contavam com nove mil habitantes, para transformá-la em uma imprensa que hoje, já toma ares de gigante.

Campinas, 19 de agosto de 2008

Documento sem título