WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco


Seria possível viver sem informática?

Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br

Mouse, monitor, teclado, placa mãe, hardware, software... Essas são só algumas das palavras que tivemos que aprender depois que a informática apareceu. No dia 15 de agosto é comemorado o Dia da Informática. No ano de 1946, americanos apresentaram para o mundo o primeiro computador, o Eniac (foto abaixo). O pai de todos os computadores, com um incrível peso de 32 toneladas, era capaz de fazer cinco mil somas e 360 multiplicações.

   

Curiosamente o primeiro computador não era muito prático, apesar de ser revolucionário para a sua época. Além de suas 32 toneladas, tinha um tamanho de 30 metros e possuía 17.468 válvulas, sendo que a cada 10 minutos uma delas deveria ser trocada. Para o orgulho de seus inventores, John P. Eckert e John. W. Mauchly, ele evolui muito e se transformou nos computadores que temos hoje em dia.

Hoje em dia, seria talvez impossível viver sem informática. O avanço tecnológico de transmissão de dados e novas facilidades de comunicação estão presentes na era em que vivemos: a Era da Informação. Existe informática em praticamente tudo o que fazemos e consumimos hoje.

Os diversos cursos de informática apresentam cada vez mais alunos, entusiasmados em aprender mais sobre computadores. Desde cursos técnicos a superiores, alunos querem trabalhar na área da evolução. De acordo com o SEMESP, somente na região de Campinas são mais de 5 mil alunos de Ciência de Computação e Sistemas de Informação.

Sem os computadores, o homem não teria chegado à Lua, não poderíamos manter os satélites no espaço, não transmitiríamos notícias ao vivo e para o mundo inteiro. Os cálculos e pesquisas seriam extremamente demorados e muitas doenças não teriam cura.

Campinas, 15 de agosto de 2008

Documento sem título