WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco

Crianças aprendem inglês brincando!

Por Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br


O aprendizado de um idioma deve ser natural. A convivência com pessoas fluentes facilita e impulsiona o aprendizado. A coordenadora da escola de inglês CNA Marisa Moraes (foto) explica que crianças conseguem assimilar uma segunda língua com pronúncia exata e isenta de outros desvios. “Se o professor falar inglês com sotaque estrangeiro e com desvios idiomáticos, que normalmente caracterizam aquele que não é nativo, a criança os assimilará provavelmente para sempre”, comenta Moraes.

A escola bilíngüe infantil Tigrinhos desenvolve o aprendizado dos idiomas inglês e português simultaneamente em crianças de zero a cinco anos de idade. Com uma equipe de professores fluentes no idioma inglês, a escola proporciona a vivência dos alunos em um ambiente agradável, onde o aprendizado é constante. O professor leciona aulas divertidas, onde o aluno aprende sem perceber. “O contato é o que deixa as crianças mais abertas a aprender coisas novas”, relata a coordenadora pedagógica Maria José Ieks (foto).

O diretor da Tigrinhos, Perry Krassner (foto), atua também como professor de inglês. Krassner não utiliza a tradução em sala de aula. “Os alunos aprendem interagindo
com os objetos”. O professor repete o nome do objeto para o aluno em inglês inúmeras vezes, até que aconteça a memorização. Krassner escreveu cinco livros didáticos para o aprendizado da língua inglesa. “Nestes livros o aluno pode recortar, pintar, colar e interagir com o material. Ao invés de traduzir, o aluno utiliza o material no dia a dia. Desta maneira, ele aprende mais rápido”.

Já nas escolas de idiomas, existe a possibilidade de o professor expor os aspectos culturais de cada pais. “Além de ensinar as crianças sobre como são os paises, o estabelecimento se diferencia por seguir as exigências do Ministério da Educação local, ou seja, tem currículo e calendário nacionais”, comenta Moraes.

Os professores possuem inglês fluente, além da formação em pedagogia (no caso da escola Tigrinhos). A diretora da Tigrinhos, Mary Krassner (foto com seu irmão Perry), ressalta que os professores têm aulas de inglês todas as semanas, para manter a fluência. A escola divide seus alunos por idade, e não por nível de inglês, como fazem as escolas especializadas no ensino de idiomas. “A meta de cada turma é se desenvolver. O que interessa é o processo de aprendizagem, e não o resultado”. Alunos com diferentes níveis de inglês e português dividem o mesmo professor.

Marisa Moraes comenta que é importante lembrar que crianças podem ter inglês fluente se tiverem uma educação boa. “Eu indico aos
pais matricularem seus filhos, pois a melhor idade para se aprender é essa”, completa.

       Campinas, 01 de agosto de 2008

Documento sem título