Crianças
aprendem inglês brincando!
Por Luiza Chelegon
Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br
O aprendizado de um idioma deve ser natural. A convivência com
pessoas
fluentes facilita e impulsiona o aprendizado. A coordenadora da
escola de inglês CNA Marisa Moraes (foto) explica que crianças
conseguem assimilar uma segunda língua com pronúncia exata e isenta
de outros desvios. “Se o professor falar inglês com sotaque
estrangeiro e com desvios idiomáticos, que normalmente caracterizam
aquele que não é nativo, a criança os assimilará provavelmente para
sempre”, comenta Moraes.
A escola bilíngüe infantil Tigrinhos desenvolve o aprendizado dos
idiomas
inglês e português simultaneamente em crianças de zero a cinco anos
de idade. Com uma equipe de professores fluentes no idioma inglês, a
escola proporciona a vivência dos alunos em um ambiente agradável,
onde o aprendizado é constante. O professor leciona aulas
divertidas, onde o aluno aprende sem perceber. “O contato é o que
deixa as crianças mais abertas a aprender coisas novas”, relata a
coordenadora pedagógica Maria José Ieks (foto).
O diretor da Tigrinhos, Perry Krassner (foto), atua também como
professor de inglês. Krassner não utiliza a tradução em sala de
aula. “Os alunos aprendem interagindo
com os objetos”. O professor repete o nome do objeto para o aluno em
inglês inúmeras vezes, até que aconteça a memorização. Krassner
escreveu cinco livros didáticos para o aprendizado da língua
inglesa. “Nestes livros o aluno pode recortar, pintar, colar e
interagir com o material. Ao invés de traduzir, o aluno utiliza o
material no dia a dia. Desta maneira, ele aprende mais rápido”.
Já nas escolas de idiomas, existe a possibilidade de o professor
expor os aspectos culturais de cada pais. “Além de ensinar as
crianças sobre como são os paises, o estabelecimento se diferencia
por seguir as exigências do Ministério da Educação local, ou seja,
tem currículo e calendário nacionais”, comenta Moraes.
Os professores possuem inglês fluente, além da formação em pedagogia
(no caso da escola Tigrinhos). A diretora da Tigrinhos, Mary
Krassner (foto com seu irmão Perry), ressalta que os professores têm
aulas de inglês todas as semanas, para manter a fluência. A escola
divide seus alunos por idade, e não por nível de inglês, como fazem
as escolas especializadas no ensino de idiomas. “A meta de cada
turma é se desenvolver. O que interessa é o processo de
aprendizagem, e não o resultado”. Alunos com diferentes níveis de
inglês e português dividem o mesmo professor.
Marisa Moraes comenta
que é importante lembrar que crianças podem ter inglês fluente se
tiverem uma educação boa. “Eu indico aos
pais matricularem seus filhos, pois a melhor idade para se aprender
é essa”, completa.
Campinas, 01 de agosto de 2008 |