WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco

Professor Pardal: inventar é o sonho de muitos

Por Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br


Não é o Professor Pardal que faz invenções. Criar uma maquina que facilite a vida é o sonho de muitos. A invenção é o ato de criar uma nova tecnologia, um novo produto que facilite nossa vida de alguma forma. Apesar de algumas invenções afetarem o mundo, muitas não tem nenhuma utilidade prática e em grande parte dos casos nem são produzidas. Os fatores para não produção de uma invenção podem ser diversos: falta de verba, falta de uma real utilidade, falta de tecnologia para o desenvolvimento do produto.

Para que um produto não seja copiado por outro inventor, deve ter uma patente, que pode ser obtida ao provar que sua idéia é pioneira, ou seja, foi você quem teve a idéia. A invenção implica na solução técnica para determinado problema. Deve ser uma novidade. A revelação da fatos da natureza não são invenções e, portanto, não podem ser patenteadas. Tampouco são consideradas invenções as criações abstratas.

A população de Campinas é sedenta de novas criações. As amigas Andréa Perucci, Giovana Abranches e Jaqueline Petitto (foto) tem diversas idéias. “Uma máquina de fazer dinheiro seria o ideal, mas também gostaria de uma máquina de empregos, um carro voador para fugir do transito e uma pílula para não engordar”, comenta Perucci. Já Abranches gostaria de ter uma máquina caseira de produção de dinheiro e Petitto gostaria de ter uma maquina do tempo. “Se eu fizer alguma coisa errada, posso voltar e consertar”, comenta.

     

O lustrador de móveis Jader José (foto) também gostaria de ter uma máquina de fazer dinheiro. Em compensação, seu amigo Osni Aparecido Mota (foto) , marceneiro, acredita que não existem novas invenções para serem criadas. “Acho que já inventaram tudo”, conta.

Para as mulheres que tem serviços domésticos para cumprir, Andréia Aparecida Verri (foto) dá a solução. “Vou criar uma maquina de passar roupa, pois afinal disso ninguém gosta”. Sua amiga Claudete complementa: “Uma máquina de comida seria o ideal. Você chega em casa e seu marido que a janta pronta. Ai você só fala para ele apertar o botão e o prato está pronto”, completa.
  

22 de julho de 2008

Documento sem título