WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco

Mercadão de Campinas esconde raridades
Parte 2

Por Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br


As especiarias do Mercadão de Campinas são um capítulo à parte. Ervas para os mais diversos fins podem ser encontradas nos boxes do estabelecimento comercial.

Os temperos com nomes de animais são um quebra cabeça para os visitantes inexperientes em ervas medicinais. É possível encontrar Nó de Cachorro, raiz afrodisíaca muito procurada nos boxes de especiarias, além do chá anti-inflamatório Unha de Gato. Para o tratamento de diabetes, os comerciantes indicam a erva Pata de Vaca e no combate à gripe, Assapeixe, que deve ser ingerido na forma de chá.

Os comerciantes de temperos e especiarias afirmam que é impossível saber a utilidade de tudo que é vendido, e, portanto eles possuem um livrinho que informa o que cada erva faz. As especiarias mais procuradas são Sene (reumatismo), Sucupira (reumatismo e garganta) e Mamica (dor de dente e ouvido). Os valores são baixos, para atrair o consumidor. Temperos para galinha, carne ou peixe são vendidos a R$1,00 cada 100 gramas. Os paus de canela de 50cm são vendidos para decoração.

O box de produtos japoneses Mithos oferece uma variedade imensa de produtos orientais. Além dos tradicionais Bifum (macarrão de arroz) e molho de soja, é possível encontrar produtos inusitados, como sorvete de feijão. A reportagem do WEBCampinas experimentou a iguaria e relatou que é um produto mito diferente para os ocidentais, pois não estamos acostumados com o feijão doce.

A vendedora Cecília (foto) relata que os produtos mais vendidos são tofu e bifum. “Eu ensino os consumidores a fazer uma salada chamada Harossami. É muito fácil. Você deve colocar o macarrão cozido em uma tigela e misturar com pepino japonês ralado e cenoura, e temperar com vinagre de arroz e ajinomoto”, explica Cecília. O dono do estabelecimento também comenta sobre o Ameboshi, espécie de ameixa salgada e azeda, é vendida com certa freqüência. “No Japão, o ameboshi é colocado em marmitas e pratos de restaurante”, explica o comerciante.

No Mercadão, existe uma procura muito grande de produtos para feijoada. “Aqui vendemos esta bandeja com tudo pronto para a sua feijoada. É bem prático, né?”, explica o comerciante Jorge Muraiama. Na mesma banca, é possível encontrar ainda camarões defumados ou salgados, próprios para a produção de Acarajé e Vatapá. R$3,00 garantem a compra de 130gr de camarão defumado ou 200gr de camarão salgado. “Não é recomendado o consumo fora destas receitas, por causa da casca”, completa Muraiama. Os camarões de Jorge Muraiama são provinientes da Bahia, portanto possuem uma coloração alaranjada.

As raridades do Mercado Municipal de Campinas não estariam completas sem uma visita à loja de animais do exterior do mercado. O estabelecimento, que também comercializa rações para diversos animais, exibe diversas galinhas, galinhas d´angola, piriquitos, passarinhos, coelhos e etc.
 

       02 de julho de 2008

  Documento sem título