WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco

Feliz aniversário Santos Dumont!

Por Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br


Santos Dumont, que comemoraria 136 anos de vida este fim de semana, é o pai da aviação. Apesar de muitos paises creditarem a criação do avião para os Irmãos Wright, os brasileiros afirmam categoricamente que o avião nasceu aqui. “Santos Dumont é o pai da aviação”, confirma Jussara dos Santos, enquanto brinca com seus filhos em uma praça de Campinas.

Santos Dumont nasceu em Minas Gerais em 20 de julho de 1873. Passou por Campinas em sua adolescência, quando estudou no Colégio Culto à Ciência. Grande parte de seus estudos foram feitos em casa, na companhia de sua irmã Virgínia. A população campineira não sabe que Santos Dumont morou em nossa cidade. “Não sabia que ele morou aqui. É muito legal”, conta o casal de estudantes Rafael Chaves e Patrícia Cristina.

O túmulo de Carlos Gomes (foto), em sua inauguração, recebeu a  visita de Santos Dumont. Em comemoração aos 100 anos desta visita, um grupo de teatro local reproduziu este fato, com personagens em trajes de época, a recepção ao ilustre visitante com banda de música e apresentação de orquestra.

   

Sua paixão pelo ar começou quando Dumont viu um balão em uma festa junina. Seu entendimento por máquinas era vasto, pois Dumont pilotava à locomotiva de seu pai, e, portanto podia observar seu funcionamento. Agregando sua fascinação por balonismo com sua inteligência e sabedoria por engenharia, seu futuro só poderia ser muito promissor.

Seu primeiro avião, o 14 Bis, voou por cerca de 60 metros no seu vôo inicial. Mas no dia 12 de novembro, repetiu o feito e, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu 220 metros a uma altura de 6 metros. É por isso que consideramos Santos Dumont o Pai da Aviação.

Santos Dumont Imaginava que um dia os aviões seriam como automóveis aéreos e cada pessoa teria um para ir ao trabalho. Não ficou contente com os rumos que a aviação comercial tomou, ao construir aviões maiores e mais caros, desviando-se do que ele tinha como objetivo (aviões a preço de automóvel). E, sobretudo, descontente com o uso militar do seu invento. Já na Primeira Grande Guerra (1914 -1918) aviões desempenharam papel importante. Agora, em 1932, foi a vez de seu invento ser usado para um conflito entre brasileiros. Na Revolução Paulista , Santos Dumont presencia este triste uso: aeronaves paulistas atacam  navios da Marinha que bloqueavam o porto de Santos. Santos Dumont suicida-se no dia 23 de julho de 1932.

       18 de julho de 2008

Documento sem título