WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco

Deficientes auditivos podem
se comunicar via telefone

Por Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br


Surdos quebram a barreira da comunicação e conquistam mais independência. O telefone para deficientes auditivos, conhecido como TTS (terminal telefônico para surdos), permite que surdos se comuniquem através do envio de mensagens. O aparelho, composto de teclado e visor, é acoplado a um telefone.

Deve-se posicionar o fone do aparelho em um receptor acústico, para que o mesmo seja identificado pela telefônica. No visor é solicitado o número para qual será feita a ligação, e logo em seguida o deficiente auditivo pode digitar suas mensagens. A atendente telefônica, então, lê as mensagens para o receptor da ligação, e digita eventuais respostas. As respostas são exibidas no visor do TTS.

O custo da ligação é a mesma de uma ligação comum, com o uso de cartão telefônico. Caso o receptor da mensagem também possua um TTS, não existe a necessidade de uma intermediação surdo-ouvinte, e a ligação pode ser feita diretamente (via mensagens de texto dos aparelhos).

A telefônica disponibiliza o número 142 para maiores informações. Os telefones TTS podem ser encontrados em diversos estabelecimentos públicos, como o Poupa-Tempo e aeroportos.

       22 de julho de 2008

Documento sem título